Eletrobras

A Empresa

Eletropar​ > A Empresa

A Empresa​

Criada pela Lei n° 9.163 de 15 de dezembro de 1995, sob a denominação Light Participações S.A – LIGHTPAR é uma Sociedade por Ações de Capital Aberto, subsidiária da ELETROBRÁS, com nova denominação, Eletrobrás Participações S.A. – ELETROPAR, desde 02.09.08., é uma sociedade por ações, controlada pela Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, foi criada em 29 de janeiro de 1996, pela Lei nº 9.163, de 15 de dezembro de 1995, em decorrência da cisão da Light – Serviços de Eletricidade S.A., possui sua sede na Av. Presidente Vargas, 409 - 17º andar, no Centro da cidade do Rio de Janeiro e tem por objeto social a participação societária em empresas de energia elétrica e em outras sociedades. 

A Eletropar é administrada pelo Conselho de Adminstração e uma Diretoria Executiva, cujas as atribuições estão descritas em seu Estatuto Social. 

Ao Conselho de Admiistração compete ao Conselho de Adminstração a fixação da orientação geral dos negócios da Eletropar, o controle superior dos programas aprovados, bem como a verificação dos resultados obtidos. 
A Diretoria Executiva é o órgão executivo de admistração e representação, cabendo-lhe, dentro da orientação traçada pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Adminisitração, assegurar o funcionamento regular da Eletropar. è composta do Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro, de Gestão e de Relações com Investidores.

​Ao Diretor-Presidente compete orientar a política administrativa e a representação da Eletropar.
 
Ao Diretor Financeiro, de Gestão e de Relações com Investidores compete propor e acompanhar a implantação de medidas que permita promover a excelência empresarial e oo alinhamento da Eletropar às melhores práticas de gestão, segundo uma visão sistêmica da empresa, e administrar a relação da Eletropar com as partes interessadas.

​​Abaixo segue a Composição dos Membros Efetivos dos Conselhos e da Diretoria: 

Conselho Fiscal 

Presidente:      Luiz Eduardo Monteiro

​Membros:        

Conselho de Administração​

Presidente:  Renan dos Santos Antunes

Membros:  ​

Diretoria

 Diretor Presidente Raul Balbi Sollero é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências pela Coppe/UFRJ (1982), na área de dinâmica de sistemas elétricos, Raul foi pesquisador visitante na Virginia Tech University (1993) e cursou MBA pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2001). Ingressou no Cepel em 1982, assumindo a gerência do Departamento de Automação de Sistemas Elétricos entre 2003 e 2017. Em 2017, assumiu a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação deste Centro, tendo exercido essa direção até abril de 2020. Atualmente é Diretor Presidente e Conselheiro de Administração na Eletrobrás Participações S.A. – Eletropar. Como pesquisador, desenvolveu diversos projetos e produtos nas áreas de simulação, proteção, controle e automação de sistemas elétricos, publicados em dezenas de artigos nacionais e internacionais. Como gerente, coordenou projetos de âmbito nacional, tais como a nova Rede de Gerenciamento de Energia (REGER), do ONS, que vem suportando a missão crítica de supervisão e controle, em tempo real, de todo o Sistema Interligado Nacional.

​ Diretor Financeiro, de Gestão e de Relações com Investidores Ivo Sergio Baran  é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal Fluminense, possuiu o grau de Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC/RJ e pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes. É professor visitante da FGV – RJ. Possui 50 anos de experiência no setor elétrico, atuando nas áreas de transmissão e geração de energia, bem como em finanças corporativas. De 2003 até 2017 exerceu funções gerenciais na área de Planejamento Financeiro de Furnas, conduzindo a modelagem econômico-financeira de ativos objetivando a participação da companhia nos leilões de geração e de transmissão da ANEEL, bem como em diversos estudos de planejamento financeiro. De janeiro de 2018 até dezembro de 2019 foi assessor da Presidência da Eletrobras com a atribuição de conduzir a alienação de participações societárias da holding em Sociedades de Propósito Específico – SPE. É conselheiro fiscal certificado pelo IBGC e profissional de finanças com certificação CPA-20 da ANBIMA. Desde março 2020 exerce a função de Diretor Financeiro, de Gestão e de Relações com Investidores na Eletropar.

 ​Código de Ética e Conduta

    Nossas Cartas Anuais e todos os assuntos relacionados a Governança Corporativas podem ser acessados aqui.

​    Acesse aqui​, nossas perguntas frequentes.